quinta-feira, 7 de maio de 2015

A EFICIÊNCIA LOGÍSTICA

"A Inteligência é a Simplificação para Resiliência"
 Muitos Profissionais da área questionam: o que fazer para tornar eficiente a Logística no Brasil? Será pela diminuição da burocracia e Carga Tributária? Investimentos na Infraestrutura?
Agilidade e qualidade no atendimento e menor custo para o Cliente são os principais valores relacionados à Eficiência Logística. Este é um grande desafio que o Brasil precisa enfrentar e poder estar bem posicionado dentro de um ambiente comercial global.
A globalização acompanhada da crise que ainda afeta a Europa, os Estados Unidos e a necessidade de continuar crescendo dos países asiáticos, invadiu o Brasil com aquisições de empresas e produtos mais baratos, acirrando a concorrência e deixando dirigentes sem dormir. É só verificar a mídia de forte impacto que hoje tem ocorrido com carros médios populares chineses invadindo o mercado brasileiro.
De nosso lado, o empresário brasileiro contra ataca, buscando tornar disponível o produto certo na data certa com o custo certo, pois qualidade é uma exigência já assumida; bem como fornecer um nível de serviço superior ao do concorrente por um custo total inferior, associado a um posicionamento estratégico de melhorias contínuas nas competências logísticas.
A necessidade de se ter um Brasil cada vez mais integrado por meio de uma Logística eficiente é um fator que necessita hoje ser pensado de forma global. A começar pelo mapa Mundi.
Por que não utilizar o Mapa Mundial nas escolas de alfabetização e fundamental onde o Brasil figure no centro do mundo? Este simples ato já condicionaria as crianças e adultos a pensar em uma Logística global centrada no Brasil e não da forma como temos hoje, com o Brasil figurando no lado esquerdo do Mapa Mundi (na periferia) e a Europa no centro do mundo.

Hoje, a Logística é percebida como estratégica. Para um país que quer ter condições de competir em um mercado global a LOGÍSTICA é um pré-requisito. Sem ela podemos ter milhares de grãos para exportar, mas se não tivermos como escoá-los não teremos como realizar a entrega, sendo este apenas um dos exemplos.
Por isso todo dirigente de empresa reconhece que sem a Eficiência Logística adequada é impossível oferecer uma Cadeia de Suprimentos eficiente. Quanto mais complexa a Cadeia de Suprimentos, maior a exigência quanto à Eficiência Logística.
O que pode ser traduzido no verdadeiro valor que o cliente adquire, pois a depender do tempo de chegada, da qualidade entregue e do custo envolvido, todo o esforço poderá ser em vão.
De acordo com a Forrester Research (2009), a distribuição global de um produto pode envolver até 27 diferentes participantes e um fluxo de informações complexo de gerenciar.

Suprimentos, Distribuição Física, Processos Logísticos, Serviço ao Cliente, flexibilidade de fabricação e desempenho global da empresa são sempre apontados como os pilares para um desempenho de melhores práticas.
Os resultados da pesquisa da Forrester Research confirmam que a Logística influencia a capacidade de um fabricante para satisfazer os clientes e o seu desempenho global.

O nível de flexibilidade de produção na empresa, através da presença de Tecnologia de Processo avançada e da participação da Gestão da Manufatura na formulação da estratégia altera o papel da Logística no sucesso organizacional.
A Logística cria, de fato, valor através da eficiência, eficácia e diferenciação. Podemos vender, mas sem Logística não poderemos entregar e não basta somente entregar! Tem de ser uma entrega no prazo, na qualidade e no custo justo para o cliente.
Por isso todo empresário deve se perguntar diariamente: Minha Logística é eficiente? Qual o seu custo? O que fazer para melhorar o desempenho Logístico de minha empresa? Qual o custo de minha Logística em uma determinada área?  Quanto custa em termos Logísticos a Operação de uma encomenda ponta a ponta? Quais são os custos da Logística por kg, ou tonelada de produto ou paletes?
São perguntas que se a resposta for conhecida, indicam que você se diferencia da concorrência e este conhecimento pode ajudar nas estratégias futuras para o lançamento de novos produtos ou a conquista de novos mercados.
Normalmente são usados indicadores de desempenho para avaliar determinados sistemas e definidas métricas que possam avaliar a aderência dos fluxos de Processo e indicar a eficiência.

Há indicadores suficientes para garantir um Processo Logístico eficiente? Eficiência significa ter um bom custo ou a satisfação dos clientes?
Em nosso ponto de vista a eficiência deve ser medida em termos de satisfação dos clientes e não em termos de indicadores internos.
Se você executa e gerencia seus serviços de acordo com as necessidades de seus clientes e utiliza indicadores para corrigir os desvios, sua empresa é sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário