"A Inteligência é a Simplificação para Resiliência"
Muitos
Profissionais da área questionam: o que fazer para tornar eficiente a Logística
no Brasil? Será pela diminuição da burocracia e Carga Tributária? Investimentos
na Infraestrutura?
Agilidade
e qualidade no atendimento e menor custo para o Cliente são os principais
valores relacionados à Eficiência Logística. Este é um grande desafio que o
Brasil precisa enfrentar e poder estar bem posicionado dentro de um ambiente
comercial global.
A
globalização acompanhada da crise que ainda afeta a Europa, os Estados Unidos e
a necessidade de continuar crescendo dos países asiáticos, invadiu o Brasil com
aquisições de empresas e produtos mais baratos, acirrando a concorrência e
deixando dirigentes sem dormir. É só verificar a mídia de forte impacto que
hoje tem ocorrido com carros médios populares chineses invadindo o mercado
brasileiro.
De nosso lado, o empresário brasileiro
contra ataca, buscando tornar disponível o produto certo na data certa com o
custo certo, pois qualidade é uma exigência já assumida; bem como fornecer um
nível de serviço superior ao do concorrente por um custo total inferior,
associado a um posicionamento estratégico de melhorias contínuas nas
competências logísticas.
A
necessidade de se ter um Brasil cada vez mais integrado por meio de uma Logística
eficiente é um fator que necessita hoje ser pensado de forma global. A começar
pelo mapa Mundi.
Por
que não utilizar o Mapa Mundial nas escolas de alfabetização e fundamental onde
o Brasil figure no centro do mundo? Este simples ato já condicionaria as crianças
e adultos a pensar em uma Logística global centrada no Brasil e não da forma
como temos hoje, com o Brasil figurando no lado esquerdo do Mapa Mundi (na periferia) e a Europa no
centro do mundo.
Hoje, a Logística é percebida como
estratégica. Para um país que quer ter condições de competir em um mercado
global a LOGÍSTICA é um pré-requisito. Sem ela podemos ter milhares de grãos
para exportar, mas se não tivermos como escoá-los não teremos como realizar a
entrega, sendo este apenas um dos exemplos.
Por
isso todo dirigente de empresa reconhece que sem a Eficiência Logística
adequada é impossível oferecer uma Cadeia de Suprimentos eficiente. Quanto mais
complexa a Cadeia de Suprimentos, maior a exigência quanto à Eficiência Logística.
O
que pode ser traduzido no verdadeiro valor que o cliente adquire, pois a
depender do tempo de chegada, da qualidade entregue e do custo envolvido, todo
o esforço poderá ser em vão.
De
acordo com a Forrester Research
(2009), a distribuição global de um produto pode envolver até 27 diferentes
participantes e um fluxo de informações complexo de gerenciar.
Suprimentos,
Distribuição Física, Processos Logísticos, Serviço ao Cliente, flexibilidade de
fabricação e desempenho global da empresa são sempre apontados como os pilares
para um desempenho de melhores práticas.
Os
resultados da pesquisa da Forrester
Research confirmam que a Logística influencia a capacidade de um fabricante
para satisfazer os clientes e o seu desempenho global.
O
nível de flexibilidade de produção na empresa, através da presença de
Tecnologia de Processo avançada e da participação da Gestão da Manufatura na
formulação da estratégia altera o papel da Logística no sucesso organizacional.
A Logística cria, de fato, valor
através da eficiência, eficácia e diferenciação. Podemos vender, mas sem Logística
não poderemos entregar e não basta somente entregar! Tem de ser uma entrega no
prazo, na qualidade e no custo justo para o cliente.
Por
isso todo empresário deve se perguntar diariamente: Minha Logística é
eficiente? Qual o seu custo? O que fazer para melhorar o desempenho Logístico de
minha empresa? Qual o custo de minha Logística em uma determinada área?
Quanto custa em termos Logísticos a Operação de uma encomenda ponta a ponta?
Quais são os custos da Logística por kg, ou tonelada de produto ou paletes?
São
perguntas que se a resposta for conhecida, indicam que você se diferencia da
concorrência e este conhecimento pode ajudar nas estratégias futuras para o
lançamento de novos produtos ou a conquista de novos mercados.
Normalmente são usados indicadores de
desempenho para avaliar determinados sistemas e definidas métricas que possam
avaliar a aderência dos fluxos de Processo e indicar a eficiência.
Há
indicadores suficientes para garantir um Processo Logístico eficiente?
Eficiência significa ter um bom custo ou a satisfação dos clientes?
Em
nosso ponto de vista a eficiência deve ser medida em termos de satisfação dos
clientes e não em termos de indicadores internos.
Se
você executa e gerencia seus serviços de acordo com as necessidades de seus
clientes e utiliza indicadores para corrigir os desvios, sua empresa é
sustentável.
Fonte: NN – A Mídia do Petróleo
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